Diabetes tipo 2

InstagramFacebookLinkLink

Sintomas

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado através de exames laboratoriais!



 Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

O diabetes tipo 2 tem cura?

Não é correto usarmos o termo “CURA”, pois sugere que nenhum acompanhamento clínico ou manejo adicional será necessário para uma recorrência da hiperglicemia ou para riscos adicionais associados às anormalidades fisiológicas subjacentes. 


✅ É melhor nos referirmos a “REMISSÃO”, pois significa que o diabetes pode nem sempre ser ativo e progressivo, mas implica que uma melhora notável pode não ser permanente. Assim, o indivíduo necessitará de apoio contínuo para evitar recaídas e monitoramento regular para permitir a intervenção caso a hiperglicemia se repita.


🔸DEFINIÇÃO:

Hemoglobina glicada (HbA1c) < 6,5% por pelo menos 3 meses sem medicação para DM2


🔸COMO ALCANÇÁ-LA?

Mudanças de estilo de vida, outras intervenções médicas ou cirúrgicas ou, como é frequentemente o caso, uma combinação dessas abordagens. 


🔸INDICADORES DE REMISSÃO

🔸IMPORTANTE

Mesmo após uma remissão, as complicações clássicas do diabetes — incluindo retinopatia, nefropatia, neuropatia e risco aumentado de doença cardiovascular — ainda podem ocorrer.


Deve-se manter a triagem regular da retina, testes de função renal, avaliação do pé e medição da pressão arterial e peso, e monitoramento contínuo da HbA1c. 


‼️ O maior desafio é a manutenção da perda de peso e a mudança no estilo de vida.

 Fonte: https://doi.org/10.1007/s00125-021-05542-z