Diabetes Mellitus

InstagramFacebookLinkLink

O diagnóstico do diabetes é realizado através de exames laboratoriais e não por sintomas !! 

Uma alteração da glicose que apesar de não poder ser classificada como diabetes tipo 2 já pode trazer uma série de repercussões, como alterações visuais, dormência nos pés e aumento do risco de infarto.

É uma doença autoimune que compromete a produção de insulina pancreática. Apesar da maioria dos casos ser diagnosticada na infância, também pode acontecer na idade adulta.

Se não tratado adequadamente pode levar a umas série de complicações cardiovasculares (infarto, AVC), renais, oculares, nervosas. Por isso o acompanhamento adequado com endocrinologista é fundamental.

A presença de diabetes na gestação aumenta o risco de aborto, malformações, pré-eclâmpsia e de internamento neonatal em UTIs. 

Uma alimentação balanceada, com frutas, verduras e proteínas, pobre em carboidratos simples e gorduras saturadas é fundamental para o controle glicêmico adequado

Para o controle adequado do seu diabetes, é imprescidível que você pratique atividades físicas, inclua exercícios aérobicos, resistidos e de flexibilidade.

O uso da insulina é uma modalidade terapêutica importante no controle do diabetes. Entretanto, é necessário o armazenamento e a técnica de aplicação corretos para seu funcionamento adequado.

Caracterizada por glicemias abaixo de 70mg/dl. Sua ocorrência aumenta a mortalidade dos pacientes com diabetes. Por isso, é importante conhecer a forma de correção e como evitá-la.

A monitorização glicêmica através do HGT da ponta de dedo é fundamental para o ajuste adequado do tratamento do diabetes. Antes da consulta é leve pelo menos 3 dias de monitorização.

São indispensáveis para manter a saúde e bem-estar do paciente com diabetes, a fim de evitar as úlceras e infecções.